EQUIPE

EUNIDES ALMEIDA

Psicologa

Pós-doutora pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU-MG (2018), com enfoque na psicologia - fenomenológica de Edmund Husserl, sob a orientação do prof. Doutor Tommy Akira Goto. Doutora em Psicologia com enfoque na clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMG – (2016) (Bolsista CAPES) sob orientação da professora-doutora Roberta Romagnoli. Com doutorado Sanduíche na Université Paris Descartes sob a orientação do professor doutor Alberto Eiguer. Mestre em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMG – (2012) sob orientação da professora-doutora Márcia Stengel. Especializada em Psicoterapia Fenomenológico-Existencial pela Faculdade de Estudos Administrativos – FEAD – sob orientação do professor doutor José Paulo Giovanetti (2005). Especializada em Logoteoria pela Sociedade Brasileira de Logoterapia Sobral (2003). Graduada em psicologia pela PUCMINAS.

Professora e Preceptora do Método ADI/TIP® credenciada e certificada pela FUNDASINUM. Sócia TIP Clínica.

Vice-Diretora e Professora do curso de pós-graduação Lato sensu daFundação de Saúde Integral Humanística- FUNDASINUM em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e docente da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais - FCMMG. Atuante como psicóloga clínica - TIP Clínica, com atendimento a adultos e adolescentes, supervisora da área de pesquisa e coleta de dados pela mesma instituição.
Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia Clínica individual, casal e família. Autora de artigos científicos, livro e capítulo de livro e apresentações em congressos nacionais e internacionais relacionados à problemática das relações de conjugalidade, vínculos familiares e violência doméstica, desde os aspectos socioculturais às questões da herança psíquica intrafamiliar que atravessam as relações amorosas. Dentre essas publicações destacam-se: “Assim como nossos pais? Conjugalidade: repetição, transformação e criatividade” – Revista Psicologia Clínica. “O processo de identificação e repetição com os modelos intrafamiliares e socioculturais e o ato criativo na perspectiva de Edith Stein” - Revista do NUFEN. Conjugalidade: Uma leitura a partir da noção de comunidade em Edith Stein" - Revista psicologia: Teoria e Pesquisa. Capitulo do livro Violência Doméstica - Editora CRV - “Individualismo e violência psicológica nas relações de conjugalidade”.

Conferencista no Brasil e no exterior ligadas a temáticas como: as relações de conjugalidade, violência doméstica, terapia de família e casal, a formação e o desenvolvimento da pessoa humana, a transmissão psíquica entre gerações, a ética nas relações intersubjetivas, etc. algumas apresentadas em congressos, como: II simpósio internacional de psicologia e fenomenologia e I congresso internacional de fenomenologia e psicologia com o tema: “ violência psicológica nas relações de conjugalidade: O Método ADI/TIP como possibilidade de intervenção psicossocial fenomenológica. (2017). O V Congresso Sul-Brasileiro de Fenomenologia. Assim como nossos pais? O ato criativo e a ética nas relações de conjugalidade na perspectiva steiniana. (2016). III simpósio Edith Stein. Conjugalidade: espaço de transformação e autoconfiguração. (2015). CONPSI 9. Individualismo e violência psicológica nas relações de conjugalidade. (2014).

Trabalha com assuntos ligados a possibilidades de intervenção e mudança na clínica fundamentada na antropologia e psicologia-fenomenológica, destacando-se as conferências realizadas na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – (PUCMG/2018) com o tema: “O Método ADI/TIP como possibilidade de intervenção psicoterapêutica nos dilemas transgeracionais da conjugalidade” e as realizadas nas cidades de Varsóvia- Polônia e Bergamo- Itália com o tema: “A Formação da Pessoa Humana: O Método ADI/TIP e a Antropologia Fenomenológica de Edith Stein” organizado pela FUNDASINUM e Universidade Federal de Uberlândia - UFU- como parte das atividades do estágio pós-doutoral (2017). Parecerista Ad Hoc de diversas revistas científicas em âmbito nacional. Conferência na Universidade SuleymanSahUniversity, no campus da universidade, na faculdade de Psicologia, em Istambul (2012).

O Método ADI/TIP é utilizado nesse processo como recurso complementar da psicoterapia fenomenológica existencial.